Um projeto focado na evolução

Em 1990, o Médico Veterinário e Empresário, Marco Antonio Velloso de Araujo, após suas experiências com a criação de Suínos e cultura de café, e depois de ter sido referência na criação de novilhas ½ sangue e ¾ Girolando, em sua fazenda situada no Município de Esmeraldas –MG, tendo como objetivo dar continuidade no que mais gostava de fazer que era o melhoramento genético, apostou tudo no Nelore-PO. E assim deu inicio ao seu criatório, a Nelore Visual, com a aquisição do que de melhor havia em genética Nelore, buscando matrizes em criatórios renomados como a Fazenda do Sabiá, a Fazenda Terra Boa, a Fazenda Cafezinho e outros rebanhos de reconhecimento nacional.

Nos primeiros anos, toda orientação de seleção e acasalamentos foi feita pelo Dico, Sr José da Silva, importante personalidade no meio Nelore, um dos pioneiros da marcante importação dos anos 60 e grande conhecedor da Raça.

Em 1995, após ser premiado em todas as pistas por que passou, o touro Deccan da Visual, filho de Legat MJ do Sabiá em vaca Ludy de Garça, foi contratado pela Pecplan Bradesco, atual ABS Pecplan, para a coleta de sêmen, dando início a participação da Visual no elenco dos grandes selecionadores de Nelore do Brasil.

O objetivo da Nelore Visual sempre foi o melhoramento genético. A princípio, participando das mais importantes Exposições do País, como forma de por a prova a sua genética de produção de animais precoces, potenciais em ganho de peso, excelente habilidade materna e caracterização racial buscando destacar a beleza da raça.

Nota triste, mas fruto da natureza humana, no dia 27 de junho de 2015, a Nelore Visual perdeu seu idealizador, Marco Antonio, então com 73 anos de idade, deixando Sonia a sua fiel companheira e dois filhos, Antonio, mais conhecido como Toninho, e Fabiana.

Mas Toninho seguiu em frente, queria aprender com bons exemplos o que, de alguma forma, ele pudesse levar para a Visual dando continuidade ao trabalho de seu pai.  A partir daí, o negócio seguiu evoluindo, e a Visual passou a fazer parte de um dos mais consolidados Programas de Avaliação Genética do País, a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). Ainda em 2015, a Visual adquiriu 15 fêmeas cabeceira do Rancho da Matinha. Em 2016 foi feita a primeira parceria de FIV entre a Nelore Visual e o Rancho da Matinha.

Em 2017, iniciou-se uma nova etapa no Nelore Visual: o Nelore de Produção com a adoção de importantes ferramentas para consolidar sua genética, sumarizadas a seguir:

  • Inseminação artificial em 100% do rebanho (novilhas, primíparas, multíparas);
  • IATF (Inseminação artificial em tempo fixo);
  • FIV (Fertilização in vitro);
  • Desafio das Novilhotas na era de ano (12-16 meses);
  • Avaliação genética intra-rebanho de cada safra (Professor José Aurélio Bergmann);
  • Avaliação genética feita pela ANCP;
  • Avaliação de carcaça por ultrassonografia (AVAL Serviços Tecnológicos);
  • Avaliação Fenotípica (Dr Luciano Borges Ribeiro e Dr Fabiano Araújo);
  • Avaliação genômica (Zoetis – Clarifide);
  • Acasalamento otimizado (Professor José Aurélio Bergmann);
  • Acasalamento fenotípico ou de curral (Dr Luciano Borges e Dr Fabiano Araújo).

Em 2018, a Visual atingiu a marca de 1000 prenhezes de FIV. Nesse mesmo ano, todo o plantel destinado à pista foi leiloado, ficando então na Visual animais 100% de genética do Rancho da Matinha.

Mais recentemente, a Visual passou a investir nas provas de Eficiência Alimentar, reconhecendo que a alimentação representa algo próximo a 70% dos custos de produção da pecuária de corte. Espelhados no que o Rancho da Matinha vem fazendo, ao longo das gerações, um trabalho de melhoramento genético voltado ao desenvolvimento contínuo de características com critérios de seleção que compõem os índices econômicos lá desenvolvidos, a genética do Nelore Visual tem sido lapidada sobre essa base:  fêmeas e touros de melhor avaliação do Rancho da Matinha.

Com tudo isso, tem-se a certeza de que a Visual já esteja dando sua contribuição para tornar o Nelore brasileiro uma raça mais eficiente, com redução do ciclo de produção, com animais dóceis, de adequado desempenho ponderal, sexualmente precoces e férteis, de boa habilidade materna, com carcaça de qualidade e eficientes no consumo de alimentos.

Em 2019, fechamos importantes parceria com a DSM para a profissionalização da parte nutricional, com acompanhamento continuo dos resultados e com Luiz Sergio Junqueira Amaral para um assessoramento mais próximo no que diz respeito a parte de acasalamento, apartação, aquisições de Matrizes  e comercialização da Produção. Em Dezembro o Sr Paulo Nicolau , nosso Superintendente que até então estava focado na produção de feno , se mudou com a família para a Fazenda Visual em Esmeraldas para acompanhar de perto a implementação dos novos processos e em parceria com o nosso Gerente Rodrigo Alves e toda a equipe fazem uma grande transformação nos resultados de Índice de prenhêz, Índice de natalidade, Peso da desmama, seleção e classificação dos animais e comercialização.

Em 2020 , apesar desse momento difícil que todos estamos passando com a pandemia do Covid-19 , continuamos investindo e o objetivo neste ano é a comercialização de 1000 embriões das nossas melhores doadoras e atingir a marca da produção de 900 bezerros no ano de 2021.

Essa é a história do Nelore Visual, história que continua com a parceria entre a Visual e o Rancho da Matinha, com investimentos constantes, com o aumento do Rebanho e contínuo aprimoramento da qualidade Genética.