Nelore Visual dá um grande salto rumo ao aperfeiçoamento genético da raça Nelore.

3 de setembro de 2021

Foram instalados 16 cochos da Intergado com uma das melhores estruturas físicas já vistas no Brasil.




O Intergado é a novidade da Nelore Visual, em setembro de 2021 foram instalados 16 cochos, que possibilitará avaliar e provar mais de 500 animais por ano. O sistema funciona com dois currais de prova, sendo cada um deles com 8 cochos de trato. A estrutura é totalmente coberta, possui calçados e conta com 2 bebedouros.

A logística dos animais para a realização das provas de eficiência alimentar, funciona da seguinte maneira: os animais ficam confinados obrigatoriamente por 52 dias, sendo que as provas de eficiência alimentar  tem duração em média de 70 dias. A dieta é baseada na simulação de um pasto de boa qualidade e o consumo total desse alimento é contabilizado individualmente através da leitura de botons eletrônicos, com isso todas as vezes que o animal entra no cocho para beber água ele é pesado. Os dados capturados em tempo real são todos armazenados na nuvem e processados pelo Sr. Bob Sainz, a maior referência mundial em eficiência alimentar e sócio proprietário da Aval Serviços Tecnológicos.

A finalidade desse processo é de extrema importância para o aperfeiçoamento genético e seleção do plantel, pois é possível mensurar o quão eficiente  aquele tourinho ou novilha é para o CAR e o custo da arroba produzida por aquele indivíduo.

Segundo Arthur (et al.,2001), “a eficiência alimentar é definida como a razão entre o consumo e o ganho, caracterizando-se como uma medida bruta que apresenta limitações para ser utilizada como parâmetro de seleção, já que é correlacionada com peso vivo”. Isso pode levar ao comprometimento de eficiência no setor de cria, como consequência do aumento no peso do rebanho adulto. Uma alternativa é o parâmetro do consumo alimentar residual (CAR). 

Vários estudos vêm sendo realizados há alguns anos de forma a avaliar esta medida de eficiência. Seu uso em programas de seleção é justificável principalmente por não apresentar a limitação de ser correlacionada com a taxa de ganho e o peso vivo e, assim, não incorrer nos problemas acima descritos.

A Aval Serviços Tecnológicos, coordena os testes de eficiência alimentar e as provas de desempenho individual em que os animais são avaliados para consumo alimentar, peso, ganho em peso e qualidade de carcaça, por pelo menos 70 dias, precedidos de período de adaptação de pelo menos 28 dias. 

Com esses registros são calculados: consumo alimentar residual, eficiência alimentar e custo da arroba produzida. Objetivo é definir o mérito genético e custo de arroba produzida de tourinhos e novilhas através de informações de entradas/custos (dieta, mão de obra, diesel, maquinário, etc) e saídas/receitas (desempenho, peso de carcaça, etc).”



FONTE: http://avalonline.com.br/interna.php?referencia=servicos&servico=7